O roubo de um celular corporativo é extremamente perigoso para a empresa, além de poder gerar inúmeras consequências para o colaborador.

Um celular corporativo carrega em sua memória dados da empresa, cartão de crédito, endereço, imagens e planilhas, entre outros. E tudo isso o torna alvo de golpistas.

Mesmo que seja uma situação perigosa para a empresa, atualmente há diversas ferramentas que auxiliam a reduzir os danos que um roubo pode trazer.

Para que você entenda como prosseguir, caso venha a acontecer com você, separamos algumas ferramentas e procedimentos que lhe ajudarão a evitar perdas ou tornar suas informações públicas.

BackUp

Atualmente os smartphones contam com uma infinidade de softwares que contêm uma rotina de cópia dos dados do dispositivo em um sistema desktop.

O colaborar que usa o celular corporativo deve acostumar-se a encerrar o expediente e plugar o telefone no computador para que os dados sejam salvos.

Quanto mais backups realizados, menor será o prejuízo nessa determinada situação.

Contatos de emergência

Roubo de celular corporativo: 5 dicas para evitar danos

Justamente por estarem armazenadas na memória do celular, é extremamente comum esquecermos números e e-mails que são considerados contatos de emergência.

Assim que seu celular corporativo for furtado, todos esses contatos acabam indo junto e você fica a ver navios, sem muitas opções.

Por isso, uma dica muito interessante é montar uma lista com seus principais contatos, imprimi-la e deixá-la sempre guardada dentro da carteira.

Travamento e deleção

É interessante assinar um serviço que disponibilize a localização do seu aparelho e que apague todos os dados do celular remotamente.

Com um sistema que realiza essas atividades, será mais fácil e menos perigoso se o celular for furtado.

Contate o administrador de sistemas da sua empresa, explique a situação e descubra quais suas opções para adotar no seu celular corporativo.

Senha

Utilizar senha para acessar seu smartphone é uma medida muito importante a ser tomada. Além de colocar senha na proteção de tela, você consegue configurá-las para o acesso de pastas dentro do próprio dispositivo.

Caso venha passar por uma situação de furto e o seu aparelho possuir senha, não será possível realizar chamadas ou acessar seus dados.

Essa atitude diminui muito as chances de alguém ter acesso às suas informações pessoais e empresariais.

Mesmo que demore um tempo até acostumar-se com senha, é uma forma eficiente para sentir-se mais seguro.

Informações confidenciais

Roubo de celular corporativo: 5 dicas para evitar danos

Outra opção interessante de segurança que pode ser tomada é o armazenamento na nuvem para dados confidenciais.

Ao armazenar seus dados secretos na nuvem, você estará preparado para qualquer imprevisto, sem maiores prejuízos.

Armazene informações confidenciais, lista de contatos e senha em um serviço virtual, você com certeza se sentirá mais seguro.

O roubo de um celular corporativo pode trazer muita dor de cabeça para uma empresa, afinal é no aparelho que estão algumas informações extremamente importantes.

Nessa situação todo o cuidado é pouco e estar preparado pode amenizar significativamente os prejuízos.

Siga essas dicas e esteja preparado, seguro e confiante para qualquer imprevisto.