Não é novidade que uma gestão de dados eficiente se tornou um elemento fundamental para se ter segurança e máxima produtividade em uma corporação. Muitos empresários iniciam seus negócios com boas ideias, mas o despreparo para interagir com a velocidade das informações acaba por jogar por terra o que poderia ter sido uma iniciativa vencedora.
Abaixo vamos dar 5 dicas que poderão auxilia-lo na estruturação do gerenciamento dos dados da sua empresa e, consequentemente, na otimização dos seus processos internos.
- Construa um fluxo: Tenha ciência de que você deve ter domínio sobre os processos que acontecem na sua empresa. Muitas vezes o formato de armazenamento dos dados é criado em partes separadas baseadas em uma visão micro, quando desenhar um fluxo macro para entender por onde todas as informações percorrem seria o pontapé inicial para uma gestão de dados bem sucedida.
- Centralize os dados: Planilhas de Excel podem ser úteis até certo ponto, mas elas têm um limite de solução. Entenda que as informações devem ser acessíveis a qualquer momento e interligadas de acordo com os processos da empresa, evitando o conflito de registros e o retrabalho de manter todas as pontas devidamente atualizadas. Um software integrado de gestão empresarial (ERP) é a melhor solução para estas questões.
- Siga um padrão: Dados só poderão colaborar na compreensão do seu negócio quando forem construídos de forma padronizada. Crie regras que impossibilitem formatos diversificados de registros para o mesmo tipo de informação.
- Tenha participação ativa da equipe de TI: Aproxime o setor de TI das demais equipes estratégicas da empresa. É fundamental que os responsáveis pelos dados se mantenham alinhados com os movimentos que estão sendo planejados nos bastidores. Este entrosamento entregará um campo fértil para que eles indiquem soluções e estejam preparados para implementar as adaptações necessárias nos sistemas.
- Esteja preparado para mudanças: Se a empresa crescer, você terá que mudar a forma com que lida com seus dados, porque a estrutura da empresa mudará como um todo. Se a empresa não crescer, você também terá que mudar, porque tudo que envolve dados sofrerá mudanças. A mudança é constante e inevitável, tenha isso no seu radar. Inclusive, não engesse a estrutura com que lida com as informações porque, quando chegar a hora, você desejará passar pelas inevitáveis adaptações sem grandes dificuldades.
Deixe um Comentário